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Se você enfrenta o desafio de lidar com a variação da venda, este blog é essencial para esclarecer as melhores estratégias!

Este conteúdo é uma sequência de outros dois blogs, que sugerimos que você leia também. São eles: “Descubra as causas da Variação da Venda relacionadas à demanda e oferta” e “Conheça os impactos negativos da Variação da Venda na Cadeia de Valor!”

No contexto industrial, a variação das vendas é uma realidade presente em diversos setores, sendo um dos principais desafios para garantir a eficiência das operações tanto nas empresas quanto nas cadeias de suprimentos.

Agora, vamos direto ao ponto: Como já adiantamos no título, só existem 3 formas de lidar com a variação da venda

Continue a leitura e descubra quais são essas estratégias essenciais para lidar com a variabilidade na cadeia de suprimentos.

Como lidar com a Variação da Venda?

As estratégias para lidar com a variabilidade são: Tempo, Capacidade e Estoque.

A estratégia operacional para lidar com a variabilidade entre a demanda e oferta envolve o estabelecimento de “reservas de segurança” (buffers) que são proporcionais às variações. 

A identificação e atuação nas causas da variabilidade pode reduzir o tamanho dos buffers, mas não eliminá-los completamente, pois sempre haverá um nível de variação. 

Os sistemas operacionais têm três tipos de reservas de segurança: 

  1. Tempo: espera para atendimento de uma demanda solicitada para o sistema; 
  2. Capacidade: potencial extra de processamento para atender eventuais demandas irregulares ou imprevisíveis e manter menores lead times industriais;
  3. Estoque: também conhecido como “estoque de supermercado”, são materiais extras entre clientes e fornecedores e até dentro dos fluxos produtivos.

Ou seja, quando a demanda é variável, para obter um determinado nível de serviço de disponibilização de produtos acabados, é necessário usar estoques de segurança para amortecer a variação da demanda e oferta. 

Isso é complementado com capacidade instalada excedente (de produção e expedição) e, em casos específicos, com prazos negociados para atendimento de demandas ‘programadas’.

É importante observar que, se os buffers não são adequadamente planejados e gerenciados, eles surgem de forma inadequada e desequilibrada, gerando custos desnecessários e diminuindo o lucro real a ser distribuído na cadeia. 

Tenha em mente que: “A única demanda que cria valor efetivo para a cadeia é a do consumidor final“. As transações intermediárias dos atores da cadeia que estão desalinhadas com a demanda efetiva do consumo final criam ofertas e demandas intermediárias “fictícias” com variações ampliadas, gerando custos desnecessários.

Portanto, é importante entender as causas da variação e estabelecer e gerenciar buffers de forma adequada, considerando a geração e amplificação da variação envolvendo todos os participantes da cadeia.

Variação da Venda: Como superar esse desafio?

E como alcançar o sucesso superando esse desafio?

Para seguir esse caminho, é preciso promover uma transformação significativa nas estruturas organizacionais. 

Isso inclui alterações nos papéis e responsabilidades, nas formas de negociação de compra e venda, nos sistemas de compartilhamento de informação, bem como na integração das rotinas operacionais de planejamento e controle de demanda e reposição de produtos e estoques.

Coloque em prática essas 3 estratégias e garanta o sucesso do seu negócio!

Agora que você já sabe como lidar com a variação da venda, é fundamental colocar em prática as estratégias apresentadas para garantir o sucesso do seu negócio.

Para isso, conte com a Borgatti Consulting e, juntos, vamos alcançar resultados extraordinários! 

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