Se você enfrenta o desafio de lidar com a variação da venda, este blog é essencial para esclarecer as melhores estratégias!
Este conteúdo é uma sequência de outros dois blogs, que sugerimos que você leia também. São eles: “Descubra as causas da Variação da Venda relacionadas à demanda e oferta” e “Conheça os impactos negativos da Variação da Venda na Cadeia de Valor!”
No contexto industrial, a variação das vendas é uma realidade presente em diversos setores, sendo um dos principais desafios para garantir a eficiência das operações tanto nas empresas quanto nas cadeias de suprimentos.
Agora, vamos direto ao ponto: Como já adiantamos no título, só existem 3 formas de lidar com a variação da venda!
Continue a leitura e descubra quais são essas estratégias essenciais para lidar com a variabilidade na cadeia de suprimentos.
Como lidar com a Variação da Venda?
As estratégias para lidar com a variabilidade são: Tempo, Capacidade e Estoque.
A estratégia operacional para lidar com a variabilidade entre a demanda e oferta envolve o estabelecimento de “reservas de segurança” (buffers) que são proporcionais às variações.
A identificação e atuação nas causas da variabilidade pode reduzir o tamanho dos buffers, mas não eliminá-los completamente, pois sempre haverá um nível de variação.
Os sistemas operacionais têm três tipos de reservas de segurança:
- Tempo: espera para atendimento de uma demanda solicitada para o sistema;
- Capacidade: potencial extra de processamento para atender eventuais demandas irregulares ou imprevisíveis e manter menores lead times industriais;
- Estoque: também conhecido como “estoque de supermercado”, são materiais extras entre clientes e fornecedores e até dentro dos fluxos produtivos.
Ou seja, quando a demanda é variável, para obter um determinado nível de serviço de disponibilização de produtos acabados, é necessário usar estoques de segurança para amortecer a variação da demanda e oferta.
Isso é complementado com capacidade instalada excedente (de produção e expedição) e, em casos específicos, com prazos negociados para atendimento de demandas ‘programadas’.
É importante observar que, se os buffers não são adequadamente planejados e gerenciados, eles surgem de forma inadequada e desequilibrada, gerando custos desnecessários e diminuindo o lucro real a ser distribuído na cadeia.
Tenha em mente que: “A única demanda que cria valor efetivo para a cadeia é a do consumidor final“. As transações intermediárias dos atores da cadeia que estão desalinhadas com a demanda efetiva do consumo final criam ofertas e demandas intermediárias “fictícias” com variações ampliadas, gerando custos desnecessários.
Portanto, é importante entender as causas da variação e estabelecer e gerenciar buffers de forma adequada, considerando a geração e amplificação da variação envolvendo todos os participantes da cadeia.
Variação da Venda: Como superar esse desafio?
E como alcançar o sucesso superando esse desafio?
Para seguir esse caminho, é preciso promover uma transformação significativa nas estruturas organizacionais.
Isso inclui alterações nos papéis e responsabilidades, nas formas de negociação de compra e venda, nos sistemas de compartilhamento de informação, bem como na integração das rotinas operacionais de planejamento e controle de demanda e reposição de produtos e estoques.
Coloque em prática essas 3 estratégias e garanta o sucesso do seu negócio!
Agora que você já sabe como lidar com a variação da venda, é fundamental colocar em prática as estratégias apresentadas para garantir o sucesso do seu negócio.
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