Skip to main content

Transforme sua área S&OP: Migre do S&OP “Tradicional” para o S&OP Demand Driven e alavanque resultados!

No dia a dia das empresas, é comum o impasse entre as áreas de Vendas e Produção no contexto do S&OP. De um lado, a equipe de Vendas reclama: “Eles não produzem o que eu peço”. Do outro, a equipe de Produção responde: “Eles não acertam a previsão”.

Afinal, como superar esse impasse?

A resposta para essa questão está na implementação de um S&OP (Sales and Operations Planning, ou Planejamento Integrado de Operações e Vendas) dirigido para a demanda e resultados.

Por meio dessa abordagem, é possível otimizar suas operações, equilibrando a demanda e a oferta de produtos ou serviços. 

Neste blog, vamos explorar o conceito do S&OP Demand Driven, suas vantagens e sua importância, na nossa visão aqui da Borgatti Consulting.

Continue a leitura e saiba mais!

Como ter um S&OP mais eficiente e orientado para resultados?

O S&OP é um processo integrado que visa alinhar a estratégia de negócios com a execução operacional. 

Portanto, ele deve ser colaborativo, envolvendo todas as áreas da empresa, com o objetivo de garantir que a mesma esteja preparada para atender à demanda do mercado de forma ágil e eficiente.

Para isso, é necessária a abordagem S&OP Demand Driven, e não a do S&OP “Tradicional”!

A seguir, entenda como fazer essa transição, migrando do  S&OP “Tradicional” para o S&OP Demand Driven!

Como migrar do S&OP “Tradicional” para o S&OP Demand Driven?

Para migrar do S&OP “Tradicional” para o S&OP Demand Driven, é fundamental deixar de lado a visão de curto prazo, que se concentra na programação da produção para atender aos pedidos de venda.

Para isso, é necessário focar em uma visão de longo prazo, baseada na análise da demanda histórica de 12 meses ou mais.

Essa visão de longo prazo é necessária para identificar se a tendência do planejamento de venda futuro segue a demanda histórica.

Isso significa deixar para trás a ideia de controlar exatamente o que será produzido, pois essa gestão é auto-organizada por meio da reposição dos itens disparados no Supermercado.

Leia também: Lean Demand Driven: Por que essa abordagem é crucial para a sobrevivência das empresas?

Sistema Puxado 

No Sistema Puxado, a produção é acionada com base no atendimento da demanda real do cliente e o status do estoque.

Somente a partir dela são organizados os fluxos de valor, estoques, programação puxada e nivelada nas empresas, criando uma cultura de melhoria contínua.

Leia também: Produção Puxada: Como aplicá-la na indústria?

Objetivo e Vantagens do S&OP Demand Driven

O objetivo do S&OP Demand Driven é aprimorar o atendimento ao cliente e garantir a sustentabilidade das operações, migrando de processos mais rígidos e orientados para o curto prazo para uma abordagem estratégica e eficaz.

Consequentemente, um sistema de S&OP bem estruturado consegue alinhar futuras campanhas promocionais com o lead time necessário para aquisição, produção e logística, garantindo a realização de uma promoção sustentável.

Leia também: O impacto no Lead Time Industrial no Resultado Financeiro da Empresa

Vantagens:

  • Melhoria do nível de serviço no atendimento, gerando mais valor ao cliente!
  • Aumento da capacidade e produtividade da planta produtiva;
  • Estoques otimizados e mais confiáveis;
  • Respostas mais ágeis e flexíveis às variações de mercado;
  • Maior colaboração e troca de informações entre todas as interfaces internas, podendo se estender a todos os integrantes da cadeia produtiva;
  • Mais agilidade em todas as operações.

Pronto para implementar essa abordagem?

Conte com a Borgatti Consulting para maximizar os resultados da sua área de S&OP! 

Oferecemos soluções personalizadas para essa área.

Entre em contato conosco agora mesmo para descobrir como podemos ajudar sua indústria a alcançar os melhores resultados em S&OP! 

Para saber mais sobre a nossa atuação, leia também: Gestão de Operações de Alta Performance: por que contar com a Borgatti Consulting?


Explore em nosso blog outros conteúdos valiosos para o seu negócio. Siga também as nossas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram) e o nosso canal no YouTube!