Skip to main content

Lean Accounting: 5 Vantagens estratégicas para a Excelência Operacional e Financeira – Uma visão da Borgatti Consulting!

Os métodos tradicionais de contabilidade gerencial têm prejudicado a manufatura, direcionando as decisões para práticas que não refletem a realidade das operações e desincentivam as práticas Lean, gerando resultados financeiros que mascaram a verdadeira eficiência. Lean Accounting surge como uma resposta a esse problema, oferecendo uma abordagem que permite medir, gerenciar e controlar uma operação Lean de forma precisa e eficaz.

Neste blog, vamos mostrar como o Lean Accounting pode transformar a visão sobre custos, rentabilidade e eficiência, destacando cinco vantagens estratégicas que ajudam a alinhar finanças e operações de maneira sustentável e orientada para resultados.

Continue a leitura e descubra como essa abordagem pode revolucionar a gestão financeira da sua empresa e leve sua operação ao próximo nível!

Lean Accounting: Alinhando Contabilidade e Operações Lean

Na Borgatti Consulting, acreditamos que a transformação Lean vai além da simplificação de processos e redução de desperdícios. Ela requer uma reestruturação abrangente de como as operações e as finanças se interconectam. 

Para isso, adotamos como uma de nossas diretrizes principais a implementação do Lean Accounting, ou contabilidade gerencial consistente com indicadores e práticas Lean.

Esta abordagem gerencial moderna de controladoria financeira é favorável aos fluxos de trabalho e ganhos efetivos, superando as premissas ultrapassadas da contabilidade tradicional do início do século passado.

Contabilidade tradicional X Abordagem moderna

Ou seja, o conceito de Lean Accounting se baseia na criação de um sistema de contabilidade gerencial que seja consistente com indicadores e práticas Lean. 

Diferentemente da contabilidade tradicional, que foca em ganhos de escala e volume de produção, o Lean Accounting promove alinhamento com a demanda de mercado, gestão de fluxos, eficiência operacional e uma maior geração de lucro e disponibilidade de caixa. 

29° Fórum Nacional Lean

Durante o 29° Fórum Nacional Lean, realizado nos dias 14 e 15 de agosto em São Paulo, Roberto Aguiari, Diretor de Projetos da Borgatti Consulting, ministrou a palestra “Lean Accounting: Alinhando Finanças e Operações”. 

Ele enfatizou a necessidade urgente de evolução do pensamento contábil e de controladoria tradicionais para se adaptar às práticas Lean Demand Driven da dinâmica operacional competitiva atual.

Na sua apresentação, Aguiari destacou:

  • Alternativas ao pensamento contábil tradicional: propostas de soluções contemporâneas que promovem maior alinhamento entre finanças e operações.
  • Críticas à visão financeira tradicional: discussão sobre como os Demonstrativos de Resultados (DRE), influenciados por paradigmas de produção em massa, podem causar mal-entendidos e críticas equivocadas.
  • Foco em práticas efetivas: exposição de situações práticas e soluções que buscam maior alinhamento entre finanças e operações, com ênfase na maximização dos resultados do negócio.

Como Roberto Aguiari destacou em sua palestra, se continuarmos a:

  • Ratear custos fixos como variáveis;
  • Gerenciar volume de produção apenas para redução de custos;
  • Produzir mais do que o necessário para mascarar prejuízos;
  • Associar setups a aumento de custo, e não a flexibilidade;
  • Gastar tempo justificando discrepâncias entre o Custo Real e o Custo Padrão;

Consequentemente, continuaremos a gerar relatórios financeiros anti-lean!

Assim, a implementação de um sistema Lean nas operações da empresa requer uma adaptação dos métodos contábeis para evitar informações que contradigam os objetivos das práticas Lean. 

Portanto, somente com o Lean Accounting é possível criar um verdadeiro e sustentável Lean Management System.

Vantagens Estratégicas do Lean Accounting

Agora, vamos entender as cinco vantagens estratégicas do Lean Accounting que ajudam a alcançar a excelência operacional e financeira.

1. Redução de Estoques e Melhoria de Caixa

Ao adotar Lean Accounting, as empresas conseguem otimizar a gestão de estoques, um dos principais desafios em ambientes de produção Lean. 

Com a redução de estoques, há uma melhora significativa no fluxo de caixa, permitindo que os recursos financeiros sejam melhor alocados para investimentos estratégicos e operações de maior valor agregado.

2. Nova abordagem para Análise de Rentabilidade de Produtos de Margem Baixa

Tradicionalmente, produtos de margem baixa são descontinuados devido ao suposto impacto negativo no lucro. 

No entanto, o Lean Accounting oferece uma nova perspectiva sobre a rentabilidade desses produtos, considerando os custos realmente pertencentes ao produto e não rateios de custos indiretos que não serão afetados, por exemplo, com a saída do produto de circulação. A pergunta-chave aqui é: Se eu parar de vender este produto, o que deixo de gastar?

Consequentemente, isso permite uma análise mais precisa e decisões que refletem a realidade operacional.

3. Decisão de portfólio para Maximização da Margem em situações de capacidade restrita

Em situações de capacidade restrita, o Lean Accounting permite focar na maximização da margem de contribuição total, ao invés de focar apenas nos produtos de maior receita ou margem relativa. 

Utilizando indicadores Lean, é possível identificar os produtos que oferecem maior retorno sobre a capacidade utilizada e ajustar a produção para priorizar esses itens. 

Portanto, isso resulta em uma gestão mais eficiente dos recursos, alinhada às demandas do mercado e às capacidades internas, evitando superprodução e otimizando o uso da capacidade disponível.

4. Aumento de Vendas e Ocupação da Planta por meio de reposicionamento de preços 

Na metodologia de Lean Accounting da Borgatti Consulting, temos ferramentas para reposicionar preços de forma estratégica, aumentando as vendas e a ocupação da planta. 

Com isso, é possível alinhar os preços com o valor percebido pelos clientes, garantindo que a produção seja direcionada para os produtos mais rentáveis e que maximizem a utilização dos recursos.

5. Análise de viabilidade de produtos novos e de linha focando em Taxa Interna de Retorno

Na metodologia de Lean Accounting da Borgatti Consulting, também temos a análise de viabilidade de novos produtos e linhas, utilizando a Taxa Interna de Retorno (TIR) como um indicador chave. 

Essa análise permite uma avaliação mais robusta sobre os retornos potenciais, alinhando decisões financeiras com a estratégia operacional e de mercado.

Conte com a Borgatti Consulting para implementar o Lean Accounting em sua organização!

A Borgatti Consulting está na linha de frente dessa transformação! Conte com a Borgatti Consulting para implementar o Lean Accounting em sua organização e alcance resultados transformadores. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo!

Saiba mais sobre a nossa atuação: 

Aproveite e explore em nosso blog outros conteúdos valiosos para o sucesso do seu negócio:

Já segue as nossas redes sociais e canais de comunicação? Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube!