A metodologia Lean visa aumentar ganhos efetivos e reduzir desperdícios com foco na geração de valor para o cliente.
No entanto, a implementação da Jornada Lean em uma empresa pode ser repleta de armadilhas e erros que podem impedir a melhoria dos resultados do negócio, e, em certas ocasiões, até prejudicar.
Se você está passando por esse desafio, fique atento a certas questões fundamentais relacionadas à jornada Lean.
Neste artigo, vamos abordar os 9 erros mais comuns que as empresas cometem ao adotar o Lean, e como evitá-los para que a sua transformação Lean seja bem-sucedida!
Boa leitura!
Jornada Lean: Desafios
Implantar o Lean em uma empresa é uma jornada complexa e desafiadora, que demanda tempo e esforço contínuo.
Muitas empresas conseguem implementar o Lean em uma área piloto, em condições bem específicas que “facilitam” aplicação localizada, mas falham em expandi-lo para toda a operação e na captação de resultados efetivos para o negócio.
Isso ocorre porque a mudança Lean exige uma visão de negócio, conhecimentos específicos, envolvimento profundo da liderança, planejamento e estratégias bem definidas.
E ainda: um dos grandes desafios nessa jornada é manter a gestão Lean a longo prazo, expandindo-a para todas as áreas da empresa.
Assim, algumas falhas durante esse processo podem comprometer todo o trabalho envolvido, levando ao insucesso nessa jornada.
Obviamente, você não quer passar por isso!
Para isso, é extremamente importante conhecer os principais erros que as empresas comentem durante a Jornada Lean.
Continue a leitura e fique por dentro!
Jornada Lean: Fuja das armadilhas!
Confira os erros que você pode estar cometendo ao implementar esse processo:
1. Não ter em mente o propósito maior do Lean: gerar valor para o cliente e para o negócio!
Considerar o Lean apenas como um aspecto operacional e um conjunto de ferramentas, com foco exclusivo em eficiências localizadas, sem uma visão ampla de fluxos relacionados à geração de valor, esse é um erro clássico!
Afinal, o principal objetivo da metodologia Lean é gerar de forma contínua valor para o cliente e para o negócio, através do foco no atendimento da demanda, da gestão de fluxos integrados dentro e entre as diversas áreas, capacitação de pessoas em práticas mais adequadas de operação e gestão, eliminação de desperdícios com diminuição das causas de variação negativa e melhoria contínua dos fluxos e processos.
Se a sua empresa não focar nesse propósito maior, a transformação Lean perde totalmente o seu sentido!
Ou seja, os esforços realizados “caem por terra”, uma vez que ficam desalinhados com as necessidades e prioridades reais do negócio para um novo posicionamento estratégico com base na excelência de operações.
2. Implementar o sistema de forma burocrática
Outra armadilha é tornar a adoção do Lean meramente burocrática, cheia de regras e planilhas complexas, com o objetivo principal ficando em segundo plano.
Em outras palavras, não é possível transformar a sua organização em uma empresa enxuta apenas com um “decreto” imposto de cima para baixo.
Isso resulta em uma perda significativa de energia que não traz resultados, dificultando, inclusive, a implementação de importantes iniciativas futuras.
Para não cometer esse erro, a implementação da metodologia Lean deve ser realizada como um processo motivador, capaz de despertar um grande interesse em cada indivíduo envolvido por facilitar o uso de todo o seu potencial para realizar algo significativo.
É essa satisfação e prazer pela busca da excelência em cada pessoa que impulsiona a transformação!
3. Buscar atalhos ou soluções fáceis no processo
Muitos executivos acreditam que podem encontrar um “atalho” ou uma “solução fácil” para realizar essa grande mudança na empresa.
Com esse pensamento, eles acham que basta terceirizar a transformação Lean, sem se comprometer em fazer parte da jornada, ou que apenas “adquirir” sistemas de gestão avançados vai resolver essa questão.
Se esse for o seu caso, saiba que, infelizmente, isso é uma ilusão!
A Jornada Lean não pode ser resolvida com “soluções mágicas”, mas sim por meio de uma mudança de paradigmas e uma visão de longo prazo.
É preciso ter em mente que transformar a sua organização em uma empresa enxuta requer um esforço contínuo e uma mudança de mentalidade que envolve desenvolver pessoas, mudar estilos de liderança e modelos mentais.
Ou seja, é um processo trabalhoso que exige o engajamento de todos os envolvidos.
4. Não considerar o ambiente onde está sendo aplicado
Cada empresa tem suas particularidades e, por isso, é importante considerar o ambiente onde a metodologia Lean será aplicada.
Negligenciar isso pode levar a adaptações inadequadas e dificuldades na implementação.
A aplicação do Lean é considerada situacional e requer uma compreensão aprofundada dos problemas que precisam ser solucionados em uma determinada empresa e período.
Isso significa que os princípios Lean precisam ser adaptados a cada situação específica.
5. Não envolver as pessoas-chave das diversas áreas da empresa
Se os profissionais-chave, que exercem grande influência na sua empresa não estiverem envolvidos nesse processo, saiba que esse é mais um grande erro que você está cometendo!
Afinal, estamos falando de uma mudança de cultura, de mentalidade. Assim, a Jornada Lean precisa estar alinhada com toda a organização.
Ou seja, esse processo requer a cooperação e o apoio de todos, que inicia com o comprometimento de pessoas-chave em cada área!
Por meio das pessoas-chave, e outros recursos de comunicação, os colaboradores passam a entender que a transformação Lean é algo que efetivamente vai acontecer com benefícios para toda organização, promovendo assim uma onda de colaboração.
Tenha sempre em mente que a aplicação da abordagem Lean e da filosofia de melhoria contínua perde a eficácia se não houver uma participação ativa das pessoas.
6. Parar de aplicar a filosofia Lean nos primeiros ganhos
Em muitos casos, o nível de desperdícios em uma empresa é surpreendentemente alto.
Com isso, a aplicação dos princípios Lean pode levar a melhorias significativas em um curto espaço de tempo. Apenas o uso de algumas ferramentas adequadas pode trazer resultados notáveis e imediatos.
É por isso que muitas empresas encontram, com a adoção do Lean, um sucesso inicial localizado em algumas funções e sentem-se já satisfeitas para em seguida voltar às práticas “normais”, que geraram os problemas anteriores.
É importante continuar a praticar e integrar os princípios de excelência com base em Lean em todos os aspectos do negócio para garantir a sustentabilidade a longo prazo.
Os ganhos rápidos são importantes, mas apenas sustentam a mudança se a gestão Lean for incorporada no DNA da empresa, de forma profunda e duradoura.
7. Focar apenas em resultados, e não em fluxos de processos
Não há dúvida de que o sistema Lean é a abordagem mais eficaz para alcançar grandes resultados superiores!
No entanto, os líderes que se concentram exclusivamente nos resultados, e não na forma como são alcançados (processos), correm o risco de incentivar ações imediatistas que podem comprometer o desempenho futuro.
A filosofia enxuta, com base em ciência das operações, se concentra na melhoria contínua dos fluxos de processos, envolvendo todos os membros da equipe na compreensão minuciosa das oportunidades de maior produtividade e eliminação dos desperdícios.
Desenvolver uma visão de negócio e um pensamento crítico construtivo faz com as pessoas questionem de forma positiva os fluxos de trabalho para melhorar o valor entregue aos clientes e ao negócio concomitantemente. Como consequência disso é que os resultados aparecem!
Portanto, o verdadeiro objetivo é criar uma cultura de melhoria contínua que resulte em uma organização mais eficiente, eficaz e inovadora.
8. Negligenciar o aprendizado e a melhoria contínua
Se alguns meses depois do início da implementação da metodologia Lean na sua empresa você encontrar tudo igual, constatando que nada mudou, significa que algo está errado!
No mínimo, novas formas de ver os fluxos e a construção de novas soluções a serem implementadas, de forma comprometida, já deveriam ocorrer.
Em essência, o Lean é sobre gerar aprendizado e melhoria contínua! Ou seja, estamos falando de uma cultura de excelência.
Para isso, as pessoas precisam se sentir desafiadas a fazer algo melhor diariamente.
Muitas vezes, vemos um esforço incrível no início, com mudanças radicais no planejamento, processos, layout e a implantação de várias rotinas Lean. A empresa começa a funcionar de uma maneira totalmente nova, mas acaba parando por aí.
Para evitar isso, os processos devem ser revistos regularmente.
9. Não investir no desenvolvimento das pessoas
As pessoas são responsáveis por tornar a filosofia Lean uma realidade.
Para alcançar resultados satisfatórios, é preciso alterar os processos, e essa mudança está diretamente ligada à mudança de atitude das pessoas.
São elas que se engajam em identificar e resolver problemas e mantêm os sistemas em constante evolução.
Portanto, a mudança de processos é diretamente proporcional à mudança de mentalidade das pessoas envolvidas nesse desafio.
Assim, os projetos Lean visam não somente incentivar as pessoas a adotarem a filosofia Lean, mas também desenvolver suas habilidades.
Para isso, é muito importante investir em treinamentos e certificação Lean aliados à prática de projetos reais no ambiente de trabalho.
Aprender com esses erros que listamos acima é um meio efetivo de obter uma série de insights relevantes para uma implementação de sucesso da sua Jornada Lean!
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